Operação Especial de Material Escolar aprova 97% dos produtos

150 - material escolar (640x449) Imagina ter que conferir item por item da lista de material escolar para certificar que no pacote de papel A4, caderno, fita adesiva ou clips a quantidade entregue pelo fabricante é aquela realmente indicada na embalagem. Pensando nisso, o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) realizou a Operação Especial de Material Escolar, de 23 a 30 de janeiro, nos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Mais de 120 tipos de produtos de uso escolar, como lápis, canetas, massa de modelar, cadernos, papel crepom e papéis em bloco, foram verificados no laboratório do Instituto, em Contagem. Do total de itens verificados, 3% apresentaram irregularidades durante a Operação. O papel A4 foi o item com maior número de irregularidade. Na embalagem indicava 100 unidades, mas ao conferir o Ipem-MG verificou que o cidadão estava levando para casa 95 folhas, ou seja, 5 unidades a menos em cada pacote.
De 2015 a 2017 houve uma redução do número de irregularidades nos itens da lista de material escolar. Em 2015 o Ipem-MG encontrou 9,7% de irregularidades e em 2016, 4,7%.

Segundo a gerente de produtos pré-medidos do Ipem-MG, Ângela Araújo, essa redução é resultado das ações sazonais que o Instituto realiza todos os anos. “Acreditamos que essas operações têm propiciado mais segurança à sociedade mineira na aquisição de diversos produtos, como no caso dos materiais escolares”, afirmou.

Além da quantidade, servidores do Ipem-MG também verificaram as dimensões informadas das folhas nos cadernos e blocos; o conteúdo efetivo dos produtos, massas de modelar e outros; informações obrigatórias, como Razão Social / nome fantasia do fabricante ou importador; e a presença do selo do Inmetro nos artigos de certificação compulsória, garantindo que o produtos não oferecem riscos ao usuário, desde que utilizados de acordo com as instruções do fabricante.

Nos casos de irregularidades comprovadas pelo Ipem-MG, a multa pode variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão. Caso a sociedade encontre ou suspeite de alguma não conformidade em algum produto pode relatar o ocorrido à Ouvidoria do Ipem-MG, por meio do fale conosco, pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br ou no telefone 08000 335 335.

Confira a lista de todos os produtos escolares que devem ter o selo do Inmetro:

Caneta hidrográfica (hidrocor)
Lápis (preto ou grafite)
Lápis de cor
Cola (líquida ou sólida)
Corretor adesivo
Compasso
Curva francesa
Esquadro
Normógrafo
Transferidor
Estojo
Massa de modelar
Massa plástica
Pasta com aba elástica
Tesoura de ponta redonda
Tinta (guache, nanquim, pintura a dedo plástica, aquarela).